A ênfase dos textos preparados por nossos colegas para o ASUNTOS! #18 continua girando em torno do que é uma família, sobretudo na contemporaneidade. Seja pela via de uma tradição oral, entrevistas, seja pela via da escrita, textos, o diálogo entre as três Escolas se dá de modo contagiante.
Sergio Laia nos transmite suas idéias sobre o que constitui uma família, discorrendo sobre a ética do celibatário ou sobre a natureza de uma família composta por um casal. A dimensão do encontro de corpos no dia-a-dia é destacada pelo colega brasileiro. Em franco diálogo com ele, em tempo e lugar distintos, Tudanca se questiona sobre a diferença entre um pai e a função paterna. O que entra em declínio? um pai ou a função paterna? O que vem no lugar de uma função paterna quando esta não é encarnada? Pontos instigantes para se discutir no VIII ENAPOL.
Aníbal Leserre e Marisa Chamizo nos trazem contribuições que implicam, na discussão, a teoria da clínica com crianças. Que idéia de família pode-se depreender de uma leitura atualizada do texto de Lacan “Nota sobre a Criança?” Somos todos frutos de uma má formação do desejo e entramos no mundo pelo desamparo, nos lembra Chamizo. Toda família guarda em si um segredo, que diz sempre respeito ao que é da ordem do gozo, sendo esta a unidade da família no inconsciente, nos lembra Giraldo. Se o eixo é o moderno, Cristina Giraldo, num contraponto, se debruça sobre a família colonial de Medellin. Cristiana Cardoso Pittella, a partir de contos infantis clássicos nos leva a refletir sobre o mito da inocência infantil, destacando que o mal e a solidão acompanham há tempos nossas crianças. A queda dos ideais identificatórios, o desamparo e a solidão levam ao engajamento no tráfico como no DAESH.
A experiência de Betina Perona, Diretora da Associação Civil EL ARCA, que acolhe meninos de rua, dialoga diretamente com o filme de 2002, Cidade de Deus, comentado por Ernesto Derenzensky. A importância de destacar que, para que toda experiência seja bem sucedida, a presença de um desejo não anônimo é fundamental, é a tônica desta parceria.
Diante de tanta riqueza epistêmica, convidamos todos à leitura do boletim Assuntos! #18!
Tânia Abreu (EBP)