Caros colegas,
Dois mil e vinte e um é o ano do X Encontro Americano de Psicanálise de Orientação Lacaniana, e continuamos nossa preparação. Já estão em marcha os meios através dos quais estabeleceremos as bases transferenciais ao redor do tema O novo no amor.
Nessa via, previmos o trabalho de grupos de conversação compostos por quinze integrantes, que serão coordenados por dois colegas da AMP de cada Escola, os quais, durante quatro meses (de 10 de abril a 15 de agosto), darão forma a uma elaboração coletiva a partir de uma temática precisa.
Cada Escola formará dez grupos. Cada dupla de coordenação levará em conta no convite para formação de seus grupos àqueles que, de maneira sustentada têm declarado seu interesse pela psicanálise de orientação lacaniana, através da sua participação em algum dos dispositivos de transmissão e ensino das Escolas da AMP e do Campo freudiano: Os Institutos, grupos de investigação, cartéis, grupos associados, etc.
A elaboração coletiva ganhará forma em um texto que será publicado em nossos meios, e compartilhado juntamente das elaborações dos outros grupos com a mesma temática durante nosso ENAPOL no mês de outubro.
As rubricas destas conversações são as seguintes:
- Vigência do amor nas configurações familiares atuais.
- As loucuras do amor: devastações, arrebatamentos, paixões sem bordas, ciúmes, infidelidades.
- A homossexualidade feminina: uma questão de amor.
- O amor e o exílio.
- A erótica do amor virtual.
- O amor na arte, a invenção do amor.
- Amor e sexo na adolescência.
- Amores secretos: fantasias e sintomas.
- Circulações do amor nas escolhas sexuais binárias e não binárias.
- O que o tratamento do autismo ensina sobre o amor.
Tomara que seja uma proposta que os conduza do entusiasmo ao amor!
Lizbeth Ahumada Yanet
Presidente X ENAPOL