A Comissão de Pesquisa Bibliográfica já realizou um extenso e diversificado trabalho! Destacarei, aos poucos, alguns pontos interessantes.

Neste momento chamo a atenção para a produção da comissão que fez a pesquisa bibliográfica em Freud, realizando um trabalho enxuto e pontual.

Foram apresentadas três listas, cada uma com uma proposta de articulação própria e um texto introdutório explicando o caminho feito.

Na primeira lista o trabalho teve como ponto de partida o texto “O inconsciente”. Seguindo articulação REPRESENTAÇÃO-IMAGEM aí proposta por Freud, outras referências são sugeridas sendo a imagem relacionada “às noções de imagem mnêmica, imagem e representação nos sonhos, imago paterna e imago materna, simbolismo, juízo de atribuição, representação de coisa e representação de palavra”.

Ou seja, a imagem em relação ao que é da ordem do SIMBÓLICO.

Na segunda lista a articulação é direcionada ao REAL, buscando-se a imagem enquanto correlacionada ao CORPO e à PULSÃO.

“Assim, esta lista de artigos de Freud destaca termos tais como: auto-erotismo, corpo próprio, eu-corporal (ego corporal), ideal do eu, supereu, identificação, falo, corpo do Outro.”

Na terceira lista o eixo condutor foi o OLHAR, e seu papel na constituição da imagem do eu.

“Ver/dar-se a ver, espiar / ser espiado, olhar / ser olhado, expor-se, exibir-se, olhar-se sendo olhado, apontam para a pertinência do tema da pulsão, conceito freudiano que está na fronteira entre o somático e o psíquico.”

Confiram no site o trabalho na íntegra e os textos sugeridos!

Mônica Bueno de Camargo