Regina Scalzilli Silveira, brasileira, nasceu na cidade de Porto Alegre. Graduou-se em Artes Plásticas em 1959, no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Fez Mestrado em 1980 e Doutorado em 1984, ambos na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

No início da carreira, atuou como ilustradora e pintora, tendo desenvolvido um trabalho no Hospital Psiquiátrico de Porto Alegre, onde aprendeu sobre “a natureza da expressão e os limites da sanidade.[1]

A própria artista destaca o valor das bolsas de estudos para sua formação. Bolsista do CNPQ, desenvolveu estudos entre 1985/89. Em 1990 recebeu bolsa de estudos da John Simon Guggenhein Foundation. A bolsa de residência do Banff Centre, no Canadá e da Pollock-Krasner Foundation foi em 1993, sendo que em 1994 foi bolsista da Fulbright Foundation e em 1995 bolsa de artista residente da Fundação Civitella Ranieri, de Nova York e da Umbertide, na Itália.

Quanto às atividades de ensino, marcou presença no Instituto de Artes da UFRGS (1964-69), Universidade de Porto Rico, Campus de Mayaguez (1969-1973) e Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo (1973-85). Desde 1974 ensinou na ECA/USP, no Departamento de Artes Plásticas, instituição na qual se aposentou. Mesmo depois de ter influenciado a formação de muitos artistas, prosseguiu em contato com várias universidades fora do Brasil.

Em paralelo à carreira acadêmica, participou de muitas exposições coletivas e individuais, em mais de trinta cidades, tanto no Brasil como no exterior. É autora de vários livros e vídeos.

Para informações mais detalhadas sobre as exposições, livros, vídeos e entrevistas, acessar: www.oimperiodasimagens.com


[1] RUPP, ISADORA. Entrevista com Regina Silveira “Pacientes Psiquiátricos ensinaram Regina a ser pessoa no mundo”. Jornal Gazeta do Povo, Caderno G, em 12 de março de 2015.