As Conversações do ENAPOL são um dos dispositivos mais interessantes dos quais temos disfrutado nas duas versões anteriores, dispositivo que voltará a ter um lugar central em nosso próximo Encontro Americano.
Cada Conversação estará formada por um integrante da EOL, um da EBP e um da NEL e se montará em torno de um tema extraído de nossa convocatória: Assuntos de família, seus enredos na prática.
Desta vez, contaremos com dezesseis conversações simultâneas, divididas em duas partes de uma hora e quarenta e cinco minutos cada uma.
As Conversações constituem um lugar privilegiado do laço associativo e se organizam em dois tempos, nos quais se desdobra o trabalho de Escola.
No primeiro tempo, um representante de cada Conversação (uma mesa = uma Conversação) escolhe uma equipe – entre cinco e dez colegas – com a qual elabora durante vários meses sua investigação.
No Encontro, desfrutaremos do segundo tempo, no qual cada mesa oferece uma pontuação (em dez minutos no máximo) da produção final de cada um dos três representantes de Escola e das equipes (o texto estará disponível previamente para a leitura, uma vez que não se lerá durante a Conversação); em seguida, acontecerá o debate, que esperamos que seja enriquecedor e no qual estarão incluídas as arestas diferenciais e/ou semelhanças sobre cada tema.
Esclarecimento: os quarenta e oito trabalhos serão publicados previamente de forma completa na página web, a fim de que possam ser lidos pelos participantes do ENAPOL antesda Conversação.