CONEXÕES – CURAR A CRIANÇA? – UMA CONEXÃO COM O LIVRO “CONTRA MIM”, DE VALTER HUGO MÃE
Cristina Frederico
Daiane Ribeiro
Élida Biasoli Lenci
Niraldo de Oliveira Santos
EBP/AMP
Nascido em Angola e radicado em Portugal desde a infância, Valter Hugo Mãe é um dos escritores mais destacados da literatura contemporânea em língua portuguesa. É também artista plástico e cantor. Sua obra literária é marcada por uma linguagem poética e profundamente sensível, abordando temas como a infância, a solidão, a marginalidade e a complexidade da existência humana.
ACALANTOS DA AMÉRICA

Andreina Solórzano
Estela Castillo
Maggie Jáuregui
Miguel Ramírez
Comissão de Boletim Tambor (NEL)
No vídeo, vocês poderão escutar, primeiramente, um acalanto em um conjunto de línguas indígenas e originárias do México, o náhuatl que significa “coisas que soam bem, som claro ou ordenado”.
A segunda é uma canção de ninar mapuche que é a língua nativa do Chile e de parte da Argentina. Este acalanto é interpretado por Beatriz Pichi Malen, cantora argentina de origem mapuche.
A MAGNÍFICA DESOLAÇÃO E A ENCARNAÇÃO DO CORTE

Ram Mandil – EBP/AMP
O episódio é pouco conhecido. Instantes antes de fazer o primeiro pouso na Lua, um alarme soa no computador do Módulo Lunar: o enigmático “código 1202”, indicando sobrecarga de dados no sistema. Nem os astronautas a bordo, Neil Armstrong e Edwin “Buzz” Aldrin, nem a Central em Houston sabiam as causas. Tensão, seguida de checagem de todos os parâmetros para embasar a decisão: GO ou ABORT STAGE. Mesmo sem saber exatamente a causa, Houston dá seu parecer: “Somos pelo GO”. As análises indicavam tratar-se de um “risco aceitável”.
A SUBSTÂNCIA SONORA E IMAGÉTICA DE MINERAL
Daniela Viola
Fernanda Costa
Michelle Sena
Pouco antes de percutirem os tambores do animado carnaval de Belo Horizonte, cidade de Minas Gerais que acolherá o XII ENAPOL, Máximo Soalheiro nos recebe em sua casa. Conversamos à mesa posta, com café e pão de queijo, lanche típico de um mineiro, servidos nas inconfundíveis cerâmicas assinadas por seu ateliê. Ceramista e artista plástico, ele é reconhecido mundialmente pelo trabalho em ambos os campos. Entre suas incontáveis obras, uma instalação sonora da qual é idealizador e diretor artístico materializa de forma exemplar pontos fundamentais do que este Boletim se propõe a transmitir. Mineral é um concerto sui generis realizado em parceria com artistas e colaboradores de saberes diversos, desde oleiros, técnicos de várias áreas a músicos de vasta experiência. Também participa dessa conversa Kristoff Silva, reconhecido músico mineiro e um desses talentosos parceiros. Expressamos nossos agradecimentos a Máximo e Kristoff pela generosidade em nos conceder a entrevista.