Skip to content

A SUBSTÂNCIA SONORA E IMAGÉTICA DE MINERAL

11 de abril de 2025

Daniela Viola Fernanda Costa Michelle Sena[1] Mineral, Teaser. Ciro Thielmann.Paisagem Lava Pouco antes de percutirem os tambores do animado carnaval de Belo Horizonte, cidade de Minas Gerais que acolherá o XII ENAPOL, Máximo Soalheiro[2] nos recebe em sua casa. Conversamos à mesa posta, com café e pão de queijo, lanche típico de um mineiro, servidos nas inconfundíveis cerâmicas assinadas por seu ateliê. Ceramista e artista plástico, ele é reconhecido mundialmente pelo trabalho em ambos os campos. Entre suas incontáveis obras, uma instalação sonora da qual é idealizador e diretor artístico materializa de forma exemplar pontos fundamentais do que este Boletim…

A EXTRAÇÃO DO OBJETO a*

11 de abril de 2025

Éric Laurent   O que é, para nós, a extração do objeto a? É uma pergunta que me faço depois de ler os textos preparatórios do próximo Congresso da AMP, em Buenos Aires, em abril de 2008. Alguns desses textos começam sua investigação a partir do Seminário 2, quando Lacan fala do luto e diz que “estamos em luto por alguém quando podemos dizer: “eu era sua falta” – “J’étais son manque”. Dessa maneira, neste momento de seu ensino – um momento pré-topológico – Lacan nos faz ler o avesso do que habitualmente estava dentro. No Seminário 5, Lacan nos…

CITAÇÕES E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS1

11 de abril de 2025

FREUD “O excesso de sexualidade, por si só, não é suficiente para causar o recalcamento; é necessária a cooperação da defesa; contudo, sem um excesso de sexualidade, a defesa não produz neurose.” FREUD, S. “Isolamento da comunidade cientítica” In: A correspondência completa de Sigmund Freud para Wilhem Fliess.  Rio de Janeiro, Ed. Imago, 1986, p. 189. LACAN “O horizonte da relação com o objeto não é, antes de tudo, uma relação conservadora. Trata-se, se posso dizer, de interrogar o objeto sobre o que ele tem no ventre. Isso prossegue na linha onde tentamos isolar a função do pequeno a […]…