Skip to content

CITAÇÕES E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS1

Mineral – Foto: Anna Lara

FREUD

“O excesso de sexualidade, por si só, não é suficiente para causar o recalcamento; é necessária a cooperação da defesa; contudo, sem um excesso de sexualidade, a defesa não produz neurose.”

FREUD, S. “Isolamento da comunidade cientítica” In: A correspondência completa de Sigmund Freud para Wilhem Fliess.  Rio de Janeiro, Ed. Imago, 1986, p. 189.

LACAN

“O horizonte da relação com o objeto não é, antes de tudo, uma relação conservadora. Trata-se, se posso dizer, de interrogar o objeto sobre o que ele tem no ventre. Isso prossegue na linha onde tentamos isolar a função do pequeno a […] por onde o objeto é interrogado até as profundezas de seu ser, solicitado a mostrar-se no que tem de mais escondido […]”.

LACAN, J. “Capítulo XXVII: O analista e seu luto” (1960-1961). In: O seminário, livro 8: a transferência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1992, p. 375. 

MILLER

“Por que o real não pode senão mentir para o parceiro? Entendi isso na época em que coloquei o objeto a em destaque. A resposta que me surge espontaneamente é que o real, como objeto a, só pode mentir para o parceiro porque implica, justamente, que não há relação sexual.”

MILLER, J.-A., “La verdad en lo real”, En: Respuestas de lo real (1983-1984), Buenos Aires, Paidós, 2024, p. 50.


[1] Comissão de Bibliografia